domingo, 15 de agosto de 2010

Cyro Garcia candidato a governador pelo PSTU passou o dia em Volta Redonda



Cyro Garcia pretende criar empresa pública de transportes

O candidato a governador pelo PSTU, Cyro Garcia, passou a sexta-feira dia 13 no Sul Fluminense em panfletagens e corpo a corpo com funcionários de várias empresas da região. Entre suas propostas, Cyro destacou o plano de criação de uma empresa pública de transportes para integrar os municípios fluminenses.

Para isso, além da criação da empresa, propriamente dita, Cyro pretende reestatizar algumas empresas operadores de transporte público que foram privatizadas ou serviços que foram entregues à concessão, como o metrô e sistema ferroviário no Rio.

"Também vamos reativar os ramais de passageiros nas linhas ferroviárias, ligando o Sul Fluminense à Região Metropolitana. Essas linhas existem, mas hoje estão nas mãos de empresas privadas", disse Cyro.

O dia do candidato na região começou logo cedo, às 5h, com uma panfletagem na entrada principal da CSN, na Vila Santa Cecília, onde conversou com funcionários da empresa. Depois, Cyro fez campanha nas agências dos Correios no bairro Aterrado, e também conversou com os servidores. Encerrando a agenda em Volta Redonda, o Banco do Brasil foi o local escolhido para a última parada da campanha. "Sou servidor do banco e conversei com os demais funcionários", contou.

Na parte da tarde, Cyro foi às portas de duas montadoras em Resende e Porto Real, onde também realizou panfletagens. Em pauta, questões como a redução da jornada de trabalho e, mais uma vez, a reestatização das empresas privatizadas no estado.

- Está sendo um dia tremendamente positivo e produtivo, ainda mais por ser a primeira vez que venho ao Sul Fluminense nesta campanha. A nossa candidatura se ressente de cobertura maior em relação às candidaturas ligadas ao poder econômico, então ir ao encontro do eleitor é fundamental - comentou Cyro.

"Tivemos boa receptividade, o número dos que pararam para nos ouvir foi muito grande, apesar da decepção de muitos com a classe política", completou.

Além dos temais gerais, Cyro tocou num ponto mais específico, em especial na primeira parte de sua agenda em Volta Redonda: reestatização da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), privatizada em 1993.

- A privatização foi muito danosa à população, modificou radicalmente a vida da cidade. Em nossa campanha hoje (ontem) pudemos mostrar aos trabalhadores que esse é nosso objetivo e a reestatização é necessária, com a incorporação dos funcionários terceirizados - defendeu Cyro.

Apesar de apresentar a proposta, Cyro admite que uma possível reestatização, já prometida por muitos outros políticos ao longo dos anos, depende da União, e não dos governos estaduais.

"Sei que é algo que compete à União, mas essa é uma proposta do nosso candidato à presidência, faz parte do Programa de Governo do PSTU. É uma questão nacional, mas que vamos repercutir aqui, ecoando a mobilização popular e apoiando essa luta", explicou.

No fim do mês, dia 26, o PSTU prepara um evento com a presença do candidato a presidente pela sigla, José Maria, e do próprio Cyro, na Câmara Municipal de Volta Redonda. Hoje, também participaram da campanha os candidatos a deputado estadual, professora Isabel, e ao Senado, Claiton Coffy e Heitor Fernandes.

(OBS: matéria publicada no jornal O diário do Vale, na edição de sábado. Com alteração na data ao início da matéria para melhor compreensão do leitor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário